quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Tutorial de Desenho: Olhos

Ohhh, e aí, pessoal? Provavelmente vocês não saibam, mas desenho há alguns anos e ás vezes faço algumas encomendas de desenho. Então, enquanto pensava em posts para o blog, decidi tentar fazer algum tutorial para vocês!

Tenho uma mania compulsiva de desenhar olhos sempre que não tenho nenhuma outra ideia, então decidi começar por eles! Caso esse tutorial funcione, pretendo fazer outras partes até conseguirmos formar um rosto, vamos ver o que vai dar!


  • 1° passo: Todo desenho, independente de qual seja, terá seu futuro definido com o rascunho. Quanto mais completo estiver, mais fácil será evitar erros nos passos seguintes. Então pegue o lápis e desenhe tudo que achar importante! No caso do olho, faremos as pálpebras, a pupila, a íris e delimitaremos de onde está vido a luz. 
Assim como mostra o tutorial, existem alguns ‘macetinhos’ para seguir o formato correto do olho (acho uma das tarefas mais complicadas no começo), ou siga o caminho das setas ou utilize o truque dos círculos! Nosso corpo possui uma certa simetria, portanto, algumas partes podem ter seu tamanho delimitado por outras!
  • 2° passo: Depois do rascunho partiremos para a íris (antes sombreie a pupila, não tenha medo de deixar um preto forte, é importante que ela não se confunda com o restante). Primeiramente faça vários risquinhos leves saindo do meio do circulo até a extremidade, preenchendo-o completamente. Em seguida, é hora de colocar profundidade. Para isso, faça ‘risquinhos’ mais fortes perto do contorno e saindo da pupila. É válido, também, fazer algumas manchinhas na parte mais clara, isso vai deixar o olho com o aspecto mais natural e, com isso, mais realista.
  • 3° passo: Se tivermos luz vindo de  um determinado lugar também teremos sombra, por isso é importante delimitar sua origem, para sabermos onde acrescentar o sombreado.
Há várias maneiras de se sombrear um desenho, podemos usar um esfuminho (material próprio para isso) ou utilizar o que temos em casa, como cotonetes ou até mesmo um pedacinho de papel higiênico. Para fazer o tutorial utilizei o cotonete, e o efeito é praticamente o mesmo.


(Para quem tiver curiosidade, fiz todo o desenho com o lápis da imagem, que é um lápis escolar comum.)
  • 4° passo: Acrescentar cílios ou outros detalhes. No começo, uma das minhas maiores dificuldades era direcionar os fios do cílio para o lado correto, antes ficavam todos para o mesmo lado ou virados no lugar errado, mas com a prática peguei o jeito. Portanto, direcione de modo que, nas extremidades, os fios fiquem de lados contrários.

É importante lembrar, caso você esteja aprendendo a desenhar, a nunca se prender somente a tutoriais, eles ajudam muito no aprendizado, mas deve-se tomar cuidado para que ele não vire uma verdade absoluta e você fique desenhando o mesmo olho para todos os desenhos, por exemplo. A melhor coisa a fazer é treinar sua observação!   

Bom, é isso! Espero que tenha ficado claro e peço desculpas se não hahahaha, não desistam de mim, vou aprender! Qualquer dúvida deixem aí nos comentários!


Beijões, Tissa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário