terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Front of the class - O primeiro da classe.

Olá, pessoal! Quem aí passou as férias no sofá? Hahahaha Hoje vim falar sobre "O primeiro da classe", filme dirigido por Peter Werner e protagonizado por Jimmy Wolk, que faz o papel de Brad Cohen.

Foto: Divulgação.
Brad levava uma vida normal até os seis anos de idade, quando espasmos involuntários, tiques e barulhos começaram a tomar conta de seu corpo. Com essas mudanças, o menino passou a ser rejeitado por amigos, professores e até pelo próprio pai, que se divorcia da mãe do garoto.

O comportamento de Brad era considerado inaceitável por médicos e psicólogos que, assim como todos, acreditavam que Brad assim era para chamar a atenção, e que o menino podia mudar isso.

A única pessoa que nunca desistiu do menino foi sua mãe, uma mulher que sempre lutou pela felicidade de seus filhos e pela aceitação de Brad. Foi ela quem, após Brad ser expulso da escola e chegar ao seu ponto máximo de exclusão, procurou informações e diagnósticos em um livro de medicina da biblioteca local. E foi assim que todo esse transtorno recebeu um nome: Tourette.

Os professores de Brad nunca deram exemplo a ele. A única pessoa que o inspirou na escola foi seu diretor, que o fez ser aceito em público. Foi com ele que Brad percebeu que tudo poderia ser diferente, decidiu que não deixaria sua doença vencer e que ele seria o começo da mudança. Foi assim que nasceu um sonho: ser o professor que ele nunca teve.

Você já deve estar imaginando que não deve ter sido fácil, e não foi mesmo. Afinal, quem quer contratar um professor que tem tiques enlouquecedores? Após ser rejeitado em 24 escolas, Brad finalmente encontrou uma, SOMENTE UMA, que lhe deu uma chance e o aceitou como ele é.

Uma escola e um contrato de somente um ano, foi o suficiente. Brad conseguiu se mostrar o melhor educador do estado, mesmo tendo que superar barreiras todos os dias. Ele também se casou em 2006 com Nancy.

Não sei vocês, mas eu adoro "filmes professores", aqueles que nos ensinam bastante sobre algo. E esse é exatamente assim. Aprendi que a Tourette nada mais é que constantes envios de informações embaralhadas pelo cérebro, o que gera espasmos e barulhos que não podem ser controlados, são como um espirro. Esses tiques pioram quando a pessoa percebe que não está sendo aceita ou passa por um momento de tensão, como Brad em suas milhares de entrevistas de emprego para ser professor. Porém, quando a pessoa relaxa, os tiques dão uma trégua. Se alguém nasce com a síndrome de Tourette, ela pode se manifestar logo de início ou se manifestar após um tempo por alguma razão específica.

Se você ficou curioso, aqui está o trailer (não é o oficial, mas foi o único que encontrei), hehe:

 

Espero que tenham gostado.
Baci,
Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário