sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Garotas da Rua Beacon - Annie Bryant

Hey, pessoal! Hoje vim falar sobre as Garotas da Rua Beacon (GRB). Essa é uma coleção de livros da nossa fofa Annie Bryant que conta com 22 títulos. No Brasil os livros são publicados pela editora Fundamento, e hoje já temos os 22 volumes disponíveis para compra no prórpio site da editora, eles custam cerca de R$ 26,00 cada.

Emprestei esses livros de uma amiga para ler, portanto não tenho fotos. O único que registrei é o "GRB 7 - Em Pânico", mas confesso que ainda não li (pretendo fazer isso ainda nessas férias, hehe)



Os livros contam a história cruzada de cinco meninas em especial: Charlotte, Maeve, Katani, Avery e Isabel. Essa amizade especial entre as meninas de Brookline nasce a partir de uma inimizade desastrosa que parecia ser infinita.

Charlotte é uma menina super desastrada que adora ver as estrelas enquanto se aquece com a antiga jaqueta de sua falecida mãe. Desde que sua mãe morreu ela se muda constantemente com seu pai, que é escritor. Apesar de viver em um constante "tour pelo mundo", foi em Paris que ela conheceu uma verdadeira amiga, Sophie. Quando ela deixa a capital francesa para morar em Brookline, se vê cercada por seu passado, pois foi ali que passou a sua infância com a mãe. Pouco a pouco, Charlotte percebe que tem mais ligações com aquele mundo ao seu redor do que poderia imaginar.

Maeve é uma ruiva linda, apaixonada pelas artes cênicas (justo, porque seu pais são donos do cinema da cidade). Ela tem um irmão mais novo que consegue irritá-la facilmente, e também convive com uma dislexia, o que a obriga a usar um laptop na escola e a fazer muitas aulas particulares. Maeve é do tipo de pessoa popular e que não deixa transparecer seus problemas. Afinal, nada que uma loja de descontos, algumas balas de gelatina de peixinho e uma boa dose de rosa não resolvam.

Avery é a atlética do grupo. Adora manter uma rotina saudável e ficar de bem com a vida. Ela mora com os irmãos e com a mãe, que é alérgica e, por isso, impede Avery de ter outro bicho de estimação a não ser uma cobra, mesmo sabendo que a menina gosta muito. Odeia frescuras e é sempre a mais ativa do grupo, aquela que impulsiona todo mundo e não consegue ficar parada.

Katani Summers é a neta da diretora do colégio em que estudam, o Abigail Adams. Sua irmã, Kelly, possui autismo e, apesar de ser um ano mais velha, é muito dependente de Katani e não vive sem seu ursinho de pelúcia. Ela é apaixonada por moda e sonha em ser modelo.

Por fim, Isabel. Ela foi a última a se juntar ao grupo. Se mudou para Brookline para que sua mãe pudesse tratar uma doença grave que a faz ter uma vida de melhoras e recaídas constantes. Atualmente mora com a avó, a mãe e a irmã, Helena María, e sente saudades de seu pai que ficou no México. Ela adora desenhar e é muito prestativa, apesar de ser tímida.

Para muitos os livros devem parecer bobinhos e infantis (a própria classificação indicativa sugere público de 08 a 11 anos), e confesso que eles não são muito elaborados e de difícil compreensão, mas são muito (MUITO) gostosinhos de ler. O jeitinho leve permite uma leitura de dois ou três dias, no máximo.






As páginas são amareladas (♥), possuem uma borda de florzinhas bem discretinha e o tamanho das letras é perfeito. O livro também é dividido em partes de acordo com o contexto. Ao final de cada título você encontra um Quiz sobre a história e um aperitivo sobre o volume seguinte.

Pretendo comprar alguns volumes dessa coleção, mas não todos. Prometo que vou ler o sétimo volume em breve e farei uma resenha só para ele aqui no blog.

Caso se interessem pela coleção, existe um blog bem completinho só sobre ela, o http://garotasdaruabeacons2.blogspot.com.br/ .

Espero que tenham gostado.
Baci,
Bia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário